sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Tim Maia - 1970

25º Ranking Rolling Stones Magazine




01 - Coroné Antônio Bento
02 - Cristina
03 - Jurema
04 - Padre Cícero
05 - Flamengo
06 - Você Fingiu
07 - Eu Amo Você
08 - Primavera
09 - Risos
10 - Azul Da Cor Do Mar
11 - Cristina
12 - Tributo A Booker Pitman

Tim Maia é o primeiro álbum de estúdio gravado pelo cantor e compositor brasileiro Tim Maia, e lançado em 1970 pela Polydor, selo da antiga gravadora Polygram. O disco foi bem recebido pelo público, e foi um dos mais vendidos do ano seguinte ao seu lançamento. Contém clássicos da carreira de Tim Maia como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera (Vai Chuva)". 

O disco contém uma mistura de rock e soul. O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o 25º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Quando lançou seu primeiro álbum, Tim Maia, no início da década de 1970, Tim Maia havia gravado apenas dois compactos.

Foi Nelson Motta, produtor musical, quem ajudou o então pouco conhecido Maia, após ter escutado a canção "Primavera (vai chuva)". Motta, que gostou muito do trabalho e da pessoa de Maia, o colocou em contato com Elis Regina, com quem gravou These are the songs, no ano de 1969. Isso chamou a atenção de sua gravadora, a Polydor, que acelerou o processo de gravação de seu primeiro long play. A gravação do disco de Tim Maia também foi recomendada pelo grupo musical de rock psicodélico Os Mutantes.

Neste álbum, Tim Maia incorporou na música brasileira o soul dos negros norte-americanos. Compôs com o músico paraibano Genival Cassiano a canção "Padre Cícero", uma canção que mistura os elementos principais do baião – ritmo mais popular no Nordeste do Brasil – ao soul, em uma homenagem à Padre Cícero. Mais de 30 anos depois, o disco ainda é referência pela riqueza das melodias e arranjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário