01 - Comida
02 - Bem Que Se Quis
03 - Chocolate
04 - Ando Meio Desligado
05 - Preciso Me Encontrar
06 - O Xote das Meninas
07 - Negro Gato
08 - Lenda das Sereias, Rainha Do Mar
09 - South American Way
10 - I Heard It Through the Grapevine
11 - Bess, You Is My Woman Now
12 - Speak Low
02 - Bem Que Se Quis
03 - Chocolate
04 - Ando Meio Desligado
05 - Preciso Me Encontrar
06 - O Xote das Meninas
07 - Negro Gato
08 - Lenda das Sereias, Rainha Do Mar
09 - South American Way
10 - I Heard It Through the Grapevine
11 - Bess, You Is My Woman Now
12 - Speak Low
Marisa Monte voltou da Itália no ano de 1987. Com a ajuda de Nelson Motta, amigo de longa data, ela começou então a planejar suas primeiras apresentações ao vivo. Surgia assim a turnê Veludo Azul, com apresentações em grandes cidades do país. Marisa, ao longo do ano de 1988, foi ficando famosa, aparecendo em programas televisivos, jornais e revistas.
Ao longo desse período, ela recebeu convites de inúmeras gravadoras, interessadas em gravar com ela um disco. No entanto, Marisa recusou estes convites durante um bom tempo. Apenas depois de algum tempo ela assinou com a EMI. Ainda assim, sua estreia ocorreu de forma totalmente anti-convencional: MM foi gravado durante o especial feito por Marisa para a TV Manchete, do qual também saiu o DVD da apresentação. Apenas uma das faixas (Speak Low) foi gravada em estúdio. Segundo Nelson Motta, tal estreia provocou grande celeuma na mídia, uma vez que nos discos de estreia, as gravadoras costumeiramente cercam os artistas de "cuidados, inclusive correções na voz", o que era praticamente impossível com um disco ao vivo.
Das doze faixas do álbum (onze no LP, onde I Heard It Through the Grapevine não entrou por falta de espaço), apenas uma, o sucesso Bem Que Se Quis, versão de E Po' Che Fa, era inédita. As outras eram regravações, dentre as quais chamam atenção Chocolate (na qual a própria Marisa acrescentou os versos não quero pó/não quero rapé/não quero cocaína além de dizer legalize marijuana no meio da gravação), de Tim Maia, South American Way, originalmente interpretada por Carmen Miranda, e O Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, que aqui recebe uma leitura em ritmo de reggae.
Este disco, além de confirmar a popularidade de Marisa junto ao grande público, também deixou a cantora conhedida como "eclética", devido à diversidade de ritmos e compositores presentes neste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário